colunistas do impresso

Só por hoje

Há muitos anos, os Alcoólicos Anônimos distribuíam um folheto de autoria de Kenneth Holmes para aqueles que buscavam a instituição, com o desejo de vencer a luta contra a dependência do álcool.

O folheto trazia uma mensagem intitulada "Só por hoje". O maravilhoso texto é também usado em outros grupos de irmãos adictos, como Narcóticos Anônimos, e aplicável a qualquer pessoa em qualquer situação, podendo, hoje, ser adaptando às necessidades de todos nós.

O texto começa com a seguinte frase: "só por hoje, procurarei viver apenas o dia que passa, sem tentar resolver todos os problemas da minha vida inteira" e finaliza com a afirmação; "Só por hoje, não terei medo".

Especialmente, não hei de ter medo de apreciar a beleza e de acreditar que aquilo que eu der ao mundo, o mundo me devolverá."

O grande desafio para todos nós é viver um dia de cada vez, de focarmos nossa atenção no presente, pois, quanto mais estivermos presos no passado ou no futuro, mais desperdiçamos tempo e energia e perdemos o dia de hoje, que é o presente mais precioso que existe para o nosso ser.

Independentemente do que aconteceu ontem ou a muitos anos atrás, ou que possa nos acontecer amanhã, o dia de hoje é o onde nós estamos agora. É tudo o que temos, é nele que precisamos nos focar.

Quando os problemas do passado e as preocupações futuras invadem e dominam o nosso presente, nos tornamos ansiosos, frustrados e angustiados. Por consequência, deixamos de viver o agora, que é o único momento que podemos ter algum controle.

Enquanto estamos muito ocupados com o que poderá acontecer amanhã ou que não deveria ter acontecido ontem, a vida está se realizando no dia de hoje. Estamos envelhecendo hoje. Pessoas que amamos estão esperando que tenhamos mais tempo para elas hoje. Nosso corpo espera por mais cuidado hoje, nossa mente precisa de mais equilíbrio hoje, alguém espera o nosso abraço, a nossa declaração de amor e o nosso perdão no dia de hoje.

O dia de hoje é o maior presente que Deus nos deu. Dia igual a este não teremos nunca mais. Este é o momento de viver de forma mais consciente o aqui e agora. Despertemos para a superior finalidade da vida, sem perdermos nenhuma oportunidade de fazer o bem. Vamos escolher o presente, buscar as nossas reais necessidades e viver intensamente cada momento deste dia que é único. Só por hoje!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sobre leituras Anterior

Sobre leituras

Na posse na Assembleia, Valdeci defende temas do seu mandato Próximo

Na posse na Assembleia, Valdeci defende temas do seu mandato

Colunistas do Impresso